domingo, 18 de janeiro de 2026

Bom dia, Azurras - nº 5.710

NOSSA HORA DE GLÓRIA

Cada vez que tem um Clássico, vejo aquele vídeo de 2018, em que há uma narração do nosso saudoso ex-presidente e autor da letra do hino do Avaí, Fernando Bastos, também autor daquele texto, de 2007, extremamente emocionante de um minuto, que cabe perfeitamente para o momento atual.

 

Aliás, aquela “oração” foi publicada aqui um dia antes do Clássico do ano passado, mas o time do Avaí bem como aqueles diretores “PhD’s”, ainda não haviam se inteirado do que é o Avaí Futebol Clube, por isso aquela inércia, aquela apatia, que mesmo com um jogador a mais, fez com que perdessem a partida. Boa parte dos dirigentes segue no Sul da Ilha na atual gestão...

 

Se naquela oportunidade estávamos apenas 4ª rodada do Campeonato Catarinense, e havia muitos jogos pela frente, hoje o panorama é diferente, estamos na metade da competição, faltando apenas três partidas para o término da fase classificatória, ou seja, estamos diante de uma decisão, ou ganha, ou podemos nos complicar...

 

Hoje, antes de qualquer coisa, há obrigatoriedade de vencer, ou no mínimo, buscar um ponto na casa adversária, e deixar o Avaí ao menos entre os quatro primeiros colocados do Grupo A...

 

Nem precisamos comentar sobre as três rodadas da fase classificatória, que já ficaram para as estatísticas e para o passado. Hoje é o quarto jogo num total de seis, é decisão, onde apenas uma torcida sorrirá, e espero que seja a maior e mais apaixonada torcida de Santa Catarina, a nossa!

 

AVAIANO EM PÉ!

Pai nosso que estais no céu,

Dai-me força para vencer nossos adversários,

E dignidade para avançar nas situações adversas.

Ajuda-nos a manter a honra da nossa camisa,

E nos de fibra para lutar contra os adversários.

Que o nosso sangue seja azul,

Independente de classe social ou origem,

Mas que seja nobre, quente, forte, e infinito,

Como esta paixão que carregamos no peito.

Pedimos Senhor, serenidade e bravura,

Coragem e garra, união e sabedoria,

Para enfrentar todos aqueles que atravessem nosso caminho.

Mas Senhor, permita que os nossos se multipliquem,

Que invadam estádios pelo mundo afora,

Como uma onda em Azul e Branco.

Avaianos em pé!

Chegou a nossa hora de glória!

Amém! Amém! Amém!

 

O texto é de uma locução de 2007 do nosso saudoso ex-presidente e autor da letra do hino do Avaí, Fernando Bastos, transformada num vídeo extremamente emocionante de um minuto em 2018, que cabe perfeitamente para o momento atual.

 

A ORDEM É VITÓRIA

Independentemente de qualquer coisa, estamos apenas na 4ª rodada do Campeonato Catarinense, mas hoje há obrigatoriedade de vencer, ou ao menos empatar, e colocar o Avaí numa melhor posição dentro da competição.

 

Não há tempo para se lamentar pelos pontos perdidos nessas três rodadas iniciais, não há espaço para fracassos, não há chance para inconformados, nem brechas para críticas, por isso mesmo amanhã é preciso lembrar do nosso hino:

 

De encontro marcado

Com seus dias de glória

Pois a ordem é vitória

Vencer Vencer

 

Hoje temos uma decisão, partida muito importante para o Leão da Ilha, e como todo confronto decisivo, há que se ter em mente que o Avaí é o time da raça, que sempre joga com seu Camisa 12 brilhando onde quer que esteja a nossa paixão pra toda vida.

 

Como está nas palavras de Fernando Bastos:

 

Avaianos em pé!

Chegou a nossa hora de glória!

 

HORA DE VENCER

Quando assisto a uma partida de futebol, ainda que tente observar com muita atenção, logo salta aos olhos o esquema tático utilizado, mas por óbvio, não tenho a capacidade do Felipe Borges, nem do Fylippy Margino, ou do Jaison Pereira, nem do Léo Vargas para escrever longas narrativas sobre isso.

 

No “olhar para o jogo”, a disposição tática é extremamente importante, mas sem aquela vontade de vencer, acaba caindo no vazio de algumas palavras colocadas no vestiário...

 

O esquema tático mostra a estratégia de jogo que o treinador pretende aplicar na partida, até com intuito de mexer, de desestruturar o que foi armado pelo adversário, e dessa forma, chegar aos três pontos, vencer a partida.

 

Evidentemente, nada é tão simples, basta ver o que encontramos nas três partidas iniciais da fase classificatória, né, Cauan?

 

Fato é que, independentemente da capacidade do nosso treinador, bem como do elenco, mas estamos diante de uma partida num momento em que não temos margem para erros, onde o time precisa vencer, muito mais do que jogar bem...

 

E mesmo que hoje não tenhamos um padrão de jogo definido, apesar de elogiar o padrão da nova equipe do Avaí em tão pouco tempo, a hora é para vencer!

 

Não vou entrar aqui se tivemos ou não uma montagem de elenco bem feita. Já comentei sobre isso. Mas independentemente de termos ou não jogadores gabaritados, é preciso que o treinador saiba usar as peças que tem à disposição, como fez na última partida, e ainda que sejam limitadas, que as faça ter intensidade.

 

Hoje não há espaço para erros. Hoje é hora de vencer.

 

Capricha, Cauan!

 

VITÓRIA

Depois de começar vencendo na rodada de estreia do atual Campeonato Catarinense, contra o Barra, não há como negar que o Avaí foi frustrante na segunda rodada e se recuperou na terceira, contra Criciúma e Carlos Renaux, respectivamente.  

 

É chegada a hora do Avaí vencer, independentemente de jogar bem ou mal até porque é um Clássico...

 

Por isso mesmo, independente de gostarem do presidente, do técnico, ou de quem quer que seja, quem for ao estádio precisa saber da imensa importância dessa vitória.  

 

O importante é vencer esse jogo, até porque como dizem, Clássico não se joga, é jogo pra vencer!

 

TIME DA RAÇA

Hoje teremos o Clássico da Capital, o maior e único de Santa Catarina. A noite promete um turbilhão de emoções, e como tal, tem clima de decisão porque efetivamente é uma, e com casa cheia!

 

Antes mesmo que vivermos as emoções dos 90 minutos, mesmo sem saber se joga Fulano ou Beltrano, é preciso que os jogadores que vistam nosso manto azul e branco entendam da responsabilidade que está em seus pés, sem nunca esquecer daquele espírito do time da raça, tão em falta nas temporadas passadas.

 

Que tenhamos hoje, o “início” do nosso Campeonato Catarinense, de forma mais incisiva, mais determinante na busca pela vitória, até porque o Clássico foi feito para vencer.

 

CARIMBO

Repito o que escrevi na nota anterior: estou falando em “vitória”, não em “boa apresentação”. Primeiro, o Avaí precisa vencer. Depois, independente de tempo, terá mais duas rodadas para consolidar sua posição na tabela de classificação.

 

Por enquanto, não há como ser diferente: muito foco no objetivo, muita força para lutar, muita fé para vencer. Não basta apenas dizer que o “Avaí faz coisa”, é preciso ajudar para que elas aconteçam!

 

GUSTAVO ERVINO BAUERMANN EM CLÁSSICOS

Assim como fiz com o “novato” Dioneglei da Silva Vianna na rodada passada, hoje faço com Gustavo Ervino Bauermann. Enquanto o árbitro de Palmitos tinha um jogo com o Avaí em campo, o de Campo Erê tem dois Clássicos...

 

E ao menos nesses Clássicos, as lembranças é das melhores. O primeiro foi na Copa Santa Catarina de 2023, quando uma equipe mista do Avaí, basicamente formada por jogadores da base, venceu por 1 a 0, gol de Andrey.

 

A partida foi válida pela 7ª rodada da Copa SC, disputada em 14 de outubro daquele ano, época em que o Avaí também estava disputando o Brasileiro da Série B e o time do Canto já havia sido eliminado na primeira fase da Série C...

 

O segundo Clássico foi nas Quartas de Final do Catarinense do ano passado, empate em 1 a 1, gol de Alef Manga para o Leão da Ilha, e vitória por 4 a 2 nas penalidades, com João Vitor, Vagner Love, Eduardo Brock e Marquinhos Gabriel confirmando a classificação do Avaí para as Semifinais...

 

Que venha mais uma vitória na noite de hoje!

 

PELA TV ABERTA

Já comentei aqui, a torcida avaiana cumpriu seu papel e esgotou o espaço que lhe foi destinado para o Clássico de hoje, como muitos torcedores não conseguindo adquirir seu ingresso. De qualquer forma, o Clássico de hoje, às 18 horas no estádio “doladelá”, terá transmissão da partida pela afiliada da Rede Globo, pela TV aberta, a NSC.

 

Final de domingo, e para que lamentavelmente não puderem ir até ao Canto, resta a alternativa de acompanhar pela TV aberta, ou pelo “raidinho”...

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo