Bom dia, Azurras - nº 5.865
VITÓRIA
Se ontem
não deixei margem de dúvidas de que o Avaí tinha a obrigação de vencer, hoje,
até por uma questão de coerência, digo que o Leão da Ilha fez seu dever de
casa...
Sim, fez
seu dever de casa, venceu o jogo, somou valiosos três pontos e segue vivo na
competição, mesmo que esteja dentro da zona de rebaixamento.
Por óbvio,
não foi uma grande partida do Avaí de Cauan de Almeida, que além do bom Cuiabá,
enfrentava a obrigação de quebrar o jejum de onze jogos sem vencer no
Campeonato Brasileiro da Série B, os tais 80 dias divulgado por muitos. Haja condicionamento
psicológico!
Fato é
que, mesmo dominado pelo Cuiabá, o Avaí acabou sendo incisivo e numa jogada certeira,
de William e Sorriso, para a conclusão bombástica de Jean Lucas, um golaço, o
Avaí fez 1 a 0, aos 30 minutos iniciais, na primeira tentativa do Leão da
Ilha...
O restante
da primeira etapa foi de troca de ataques entre os dois times, mas sem
alteração no placar...
Para o
segundo tempo, como era de se esperar, o bom Cuiabá voltou com intuito de tirar
a vantagem avaiana, mas esbarrou numa muralha chamada Igor Bohn, enquanto o Avaí
apenas e tão somente se defendia...
E por uma
dessas ironias do futebol, acabou sendo do Avaí a chance mais clara de aumentar
o placar, outra vez com Jean Lucas, nos acréscimos da segunda etapa, mas dessa
vez o camisa 10 não foi feliz.
Fim de
jogo, dever de casa cumprido, e o domingo ficou muito mais leve...
O TIME
O técnico Cauan de Almeida dessa vez fez algumas alterações pontuais na
equipe, além dos desfalques de Léo Aragão e Daniel Penha, contundidos. Além dos
nomes, mudou o esquema do 4-4-2 para o 4-3-3.
Para enfrentar o Cuiabá, a equipe do Avaí começou o confronto com a
seguinte formação:
Igor Bohn;
Wesley Gasolina, Allyson, João Maistro e William;
Zé Ricardo, Luiz Henrique e Jean Lucas;
Thayllon, Léo Gamalho e Sorriso.
OPÇÕES E ALTERAÇÕES
Para o banco de reservas, o técnico Cauan de Almeida tinha 12 opções,
conforme arte acima.
A primeira substituição ocorreu somente na segunda etapa, aos 7 minutos,
por contusão, e lamentavelmente, por concussão, lance com o zagueiro João Maistro,
que foi levado para o hospital. Guilherme Aquino entrou em seu lugar.
A segunda substituição, um minuto depois, Douglas Teixeira entrou no
lugar de Sorriso.
Um pouco mais tarde, aos 21 minutos, mais duas substituições, com as
entradas de Wenderson e Walace França nos lugares de William e Léo Gamalho,
respectivamente.
E aos 34 minutos da etapa complementar, as duas últimas substituições, Jamerson
e Paulo Vitor nas vagas de Thayllon e Luiz Henrique, respectivamente.
TEM CRÉDITO
Não estou falando dos números da campanha no Brasileiro da Série B, que
mesmo com a vitória seguem pífios, 30,95% de aproveitamento, com 37,50% de
aproveitamento como mandante e apenas 22,22% como visitante...
É pouco!
Mas no conjunto da obra, considerando o Campeonato Catarinense, aqui
abrangendo até a Copa ACESC, Copa do Brasil e Copa Sul-Sudeste, além do Brasileiro
da Série B, a média sobe bastante, superando os 50%, números sujeitos à
confirmação, que farei hoje durante o dia...
Todavia, independentemente do percentual de aproveitamento, há que se considerar
que o elenco, efetivamente, é limitado, e além disso, o técnico não pode ser
considerado culpado pelos fatores extracampo, notadamente atrasos salariais,
que interverem diretamente no rendimento de alguns jogadores.
Como disse meu amigo Ricardo Anésio, “vamos continuar apoiando!”
Capricha, Cauan!
O NOME DO JOGO
Não tenho como discordar da galera gente boa do Clic Rádio Ilha Floripa
(@clic.radioilhafloropa), que escolheu o goleiro Igor Bohn como o melhor jogador
em campo.
Ouso dizer, que se não fosse a grande atuação do goleiro avaiano,
teríamos amargado a sexta derrota consecutiva.
Mesmo sem marcar gol, Igor Bohn mereceu a escolha por ter evitado o empate
e a virada do Cuiabá.
MUITA CALMA NESSA HORA
Quem viu a escalação do Avaí antes da partida, principalmente com a
presença de William no lugar de Douglas Teixeira, que estava no banco, não deve
ter entendido as razões do técnico Cauan de Almeida.
Verdade seja dita, as últimas atuações do ex-DG foram terríveis, sem
apoiar, muito menos marcar. E o treinador avaiano apostou no jovem talento de
William.
Gostei. Aliás, gostei muito. Jogou com personalidade, sem medo de driblar,
incisivo no apoio ao ataque, ao ponto do gol avaiano ter começado por ele.
Diga-se de passagem, também tentou de fora da área, obrigando o goleiro
Marcelo Carné a jogar a redonda para escanteio...
Não vamos nos empolgar demais, mas foi um grande acerto da direção
avaiana ter trazido essa jovem promessa para o Sul da Ilha.
AINDA DEVENDO
Particularmente gosto do horário de 11 horas aos domingos para um jogo
de futebol, mas outra vez, o público na Ressacada voltou a decepcionar, ficando
na marca de 4.459 torcedores. Aliás, de avaianos, porque torcedores do Cuiabá
mal enchia uma Kombi...
De qualquer forma, a marca de ontem indica um crescimento, até porque
contra o Criciúma, com torcida adversária presente, fomos 4.585...
Precisamos melhorar esses números e seguir jogando com o time!
OLHAR CRÍTICO
Ainda faltam duas partidas para o encerramento da 14ª rodada do
Campeonato Brasileiro da Série B, mas analisando os resultados de domingo, e
mais que isso, o desempenho dos times, diria que, diferentemente de sábado, a
chegada do inverno e os jogos dominicais abriram o coração avaiano em esperanças...
Se sábado Londrina e Botafogo mostraram que o Avaí terá muitas
dificuldades em sair da zona de rebaixamento, o domingo mostrou que o Leão da
Ilha conseguiu voltar a vencer, bom sinal, além do que, Ceará, Goiás e CRB, a
lista para brigar contra o rebaixamento aumentou...
Não pelas pontuações atuais, mas pelo que estão mostrando em campo. Por
exemplo, o Atlético-GO está atrás do Goiás, mas é um time competitivo...
O Avaí vai sair dessa fase!
BOLA ROLANDO
A acachapante vitória do Operário sobre o Goiás, 3 a 0, em plena
Serrinha, Goiânia, acabou mexendo com o cobiçado G-6, colocando o Novorizontino
e Criciúma para fora das primeiras colocações, mas, calma, ainda não jogaram na
rodada...
A bola rola hoje para um confronto doméstico, Ponte Preta x Novorizontino,
com a Macaca jogando sob aparelhos, vice-lanterna, e o Tigre do Vale querendo
voltar para o G-6...
Como o empate fica ruim para os dois, vale uma “ispiadinha” na partida...
Em tempo, o Criciúma fecha a rodada amanhã, quando visita o lanterna da competição
em BH, o América-MG...
DIA DE CAMPEÃO
Ainda que alguns tentem apagar a história do Avaí, notadamente aqueles
que ajudaram a manter esse mais que Centenário clube no cenário futebolístico
do mundo, a data de hoje é muito especial para aqueles avaianos mais rodados,
até porque no dia 22 de junho de 1997, há 29 anos, o Leão da Ilha sagrava-se
campeão Catarinense pela 13ª vez, num total de 19 títulos em nosso solo.
Na final, 2 a 0 no Tubarão, gols de Jacaré...
Sob o comando de Luiz Gonzaga Milioli, e diante de quase 17
mil torcedores, o Avaí jogou com: Carlão; Cedenir, Raul, Evandro Guimarães e
Itá; Evandro, Régis, e Helton (Roberto Cavalo); Claudiomir, Dão e Jacaré.
Dia de Avaiano comemorar, mais uma vez...
Saudações AvAiAnAs!





.jpg)

.jpg)





Vá pra Ressacada. Não há alternativa!
A prostração dos jogadores no gramado depois do apito final diz bem o tom da MUITA dedicação X POUCA bola.
Novamente os atletas lutaram, e luta não tem faltado.
Tem faltado dinheiro no final do mês pra eles.
Tem faltado a TORCIDA, que diz que adora o AVAI, mas adora mesmo é uma final, e de graça se possível.
Tem faltado quantidade e qualidade no elenco pra fazer melhor. Porque toda adversário vira a seleção da França contra a gente.
FALTAM 11 finais na Ressacada, e temos que buscar 10 vitórias!
Ficar reclamando na frente de um computador de nada vai ajudar.
Tax esperando o que, pra ir ajudar a salvar o clube que você diz que "adora" ????
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.