quinta-feira, 25 de junho de 2026

Bom dia, Azurras - nº 5.868

REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA

Por óbvio, o assunto que toma conta das redes sociais dos avaianos é a proposta da Kactus Capital para a compra de 90% das ações da SAF do Avaí, um negócio que pode movimentar mais R$ 400 milhões ao longo de dez anos, ou seja, mais dinheiro e mais prazo que a proposta anterior feita pelo “Mickey Mouse...

 

Ainda que pareça interessante num primeiro momento, até porque não envolve o patrimônio, ao menos a nossa bela Ressacada ficaria fora do negócio, prevendo inclusive a quitação de todas as dívidas.

 

O que me deixa contrariado na proposta é a falta de clareza por parte da diretoria, afinal de contas, quando partem do princípio de que a dívida é de R$ 300 milhões, não estão contando com o abatimento da Transação Tributária, que deixaria a dívida hoje num patamar de R$ 154 milhões. É preciso esclarecimentos nesse sentido, o destino dessa diferença abissal de R$ 146 milhões...

 

Além disso, muito ruim saber que justamente os que foram os criadores dessa precária situação financeira, apresentem como única solução a venda do clube.

 

Bom que se diga, o aporte inicial nos primeiros três anos não muda o Avaí de patamar, mas por óbvio, é melhor do que temos hoje, e se temos pouco, é justamente pela incapacidade dos “modernos” dirigentes que se instalaram no Sul da Ilha nos últimos quatro anos e meio...

 

Aos poucos, as coisas vão aparecendo e os reais interesses vão aflorando, como a construção de um novo centro de treinamento, até porque o atual ficará para os investidores.

 

Não é só futebol. Não é só Avaí Futebol Clube.

 

QUESTIONAMENTOS

O amigo Marcos da Trindade, sócio do Avaí, enviou mensagem com alguns apontamentos, que faço questão de compartilhar com os amigos, até mesmo para que possamos refletir ainda mais sobre o assunto.

 

Vejamos!

 

R$ 400 MILHÕES

O dito valor de 400 milhões, em grande parte para a quitação de dívidas, em caso a mesma seja reduzida por negociações ou/ou descontos essa ‘sobra’ ante o montante da dívida fica no clube ou entra como ‘lucro’ para a SAF? Ou seja, os 400 milhões viram 300…”

 

É o mesmo questionamento que fiz acima, bem como salientei ontem, que o discurso com dívida de R$ 300 milhões não confere com a realidade...

 

SALÁRIOS

Ouvi na entrevista do presidente que há um valor mensal para a disputa da séria A e outro menor para a disputa da série B. Esses valores são piso ou teto? Se piso, quais gatilhos fazem elevar o valor?”

 

BASE

Para negociações da base, o valor gerado entra para o clube (em qual percentual) ou vai para o lucro da SAF? O investimento de R$ 2 milhões por ano não é insignificante?

 

JOGADORES FORMADOS

Atuais jogadores que podem ser transferidos no exterior (caso Raphinha) o valor entra como?”

 

SÉRIE C

Não há valor mínimo estabelecido para disputar uma série C?”

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

“Qual será a periodicidade de publicação de relatórios que a SAF prestará ao clube, mensalmente, trimestralmente, como prestação de contas (receitas, despesas, lucro, prejuízo)?”

 

COBRANÇA

Considerando que ao menos 1/3 da atual dívida foi contraída na última gestão considerando que os 2/3 levaram 100 anos, quais medidas são cabíveis contra quem executou e quem permitiu que executasse tamanha façanha??…”


BOLA ROLANDO

A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B começa na noite de hoje com partida isolada, Cuiabá x Londrina, jogando na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso.


O mandante tenta colar no coliçado G-6, enquanto que o visitante procura se afastar do Z-4...


Bora secar o Tubarão!

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo