Bom dia, Azurras - nº 5.869
O ANIVERSARIANTE ATHLETIC
O próximo
adversário do Avaí, no domingo, dia 28 de junho, será o Athletic Club,
de São João Del Rei, Minas Gerias, com as duas equipes se
enfrentando ara terceira vez na história, que aponta uma vitória para cada clube.
O clube
mineiro, amanhã, dia 27 de junho, completa 117 anos, clube que foi fundado em
1909, e nasceu com o nome de Atlético Futebol Clube, mas o nome
atual, Athletic Club, foi adotado a partir de 10 de agosto de 1913.
Apesar de
117 anos, o Athletic ficou afastado do futebol por 48 temporadas,
voltando ao futebol
profissional em 2018, disputando o Campeonato Mineiro da 2ª Divisão.
Em 2020, foi promovido para a 1ª
Divisão de Minas Gerais, e no ano seguinte disputou a elite do futebol Mineiro,
juntamente com os grandes clubes de Belo Horizonte.
Em 2022, após boa campanha no
Campeonato Mineiro, ficou em terceiro lugar, “campeão do Interior”, consegue
vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D e também Copa do Brasil.
Em seu primeiro Brasileiro da
Série D, em 2023, consegue acesso para a Série C. E outra vez, em seu primeiro
Brasileiro da Série C, consegue o acesso para a atual Série B do Brasileiro.
A partida de domingo, Athletic x
Avaí, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, começa às 16 horas.
DÉBITO AVAIANO
Desde que se comentou sobre a
proposta da compra da SAF do Avaí, tem-se falado muito numa dívida de R$
290.551.80,84, e aproveito para utilizar a arte que foi apresentada pela Comissão
de Análise das Dívidas, que com todo o respeito aos seus integrantes, teve uma
didática apresentação feita pelo sócio do clube, Acácio Mund Carreirão.
Apesar da didática apresentação,
faltou dizer que esse valor citado acima corresponde a dívida cheia, e aqui
refiro-me à Transação Tributária, ou seja, sem considerar o deságio que será obtido
junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), cuja tratativa está na
marca do pênalti para ser assinada pelo clube. Como citei ontem, assinou, tem
que começar a pagar.
De qualquer forma, vale
salientar, que junto à PGFN é possível obter
descontos de até 100%
sobre juros, multas e encargos legais, com a redução podendo alcançar até 65% a
70% sobre o valor total da dívida principal, logicamente dependendo do perfil do contribuinte e da modalidade
de negociação, com o saldo podendo ser
receber um parcelamento de até 12 anos.
Dessa
forma, reitero aqui que esse valor superior a R$ 290 milhões é equivocado.
IRRESPONSABILIDADE
Observem o quadro acima, de maio
de 2025, num seminário no clube, que apontava um total da dívida de 197
milhões. Com a Recuperação Judicial, bem como com a Transação Tributária,
haveria um deságio de R$ 111 milhões, ou seja, a dívida do clube estaria num
patamar de R$ 86 milhões, isso contando R$ 10 milhões de dívidas cíveis, R$ 8
milhões de trabalhistas e a tributária na faixa de R$ 68 milhões.
Com a efetivação da Recuperação
Judicial do Avaí, pleiteada em dezembro de 2023, e concretizada um ano depois,
contemplou R$ 43 milhões em dívidas, com o clube conseguindo um deságio de R$
25 milhões, ou seja, na Recuperação Judicial ficamos com R$ 18 milhões para
serem pagos em 12 anos. Conforme mostra a arte na nota anterior, no último ano,
2025, surgiram novas ações trabalhistas, além dessas obrigações junto à Câmara Nacional de Resolução de Disputas
(CNRD), que
montam o valor de R$ 48.443.290,94, maior, muito maior, que a RJ avaiana...
Esse é o drama financeiro do
Avaí hoje, uma explosão de gastos que precisam ser solucionados num curtíssimo
prazo...
Parabéns aos envolvidos!
DESEMBOLSO MENSAL
A arte acima corrobora com o que
coloquei na segunda nota, contestando a dívida de R$ 290.551.80,84. Na primeira parte
ela aponta para um desembolso mensal de R$ 3.018.822,00, mostrando o que está
sendo pago.
No segundo quadro, o desembolso
mensal aumenta para R$ 3.589.622,70, porque ali está incluída a parcela da Transação
Tributária, de R$ 561.930,22, ainda não assinada.
Repito: com a assinatura da Transação
Tributária, a dívida cai consideravelmente, e tomando por base o quadro apresentado
em maio de 2025, na terceira nota, o desconto obtido foi de 55,84%, com a
dívida de R$ 154 milhões caindo para R$ 86 milhões.
Hoje com R$ 195.053.205,90 em
débitos de tributos, é razoável imaginar que na assinatura da TT, essa dívida
caia para R$ 108.917.710,17, mantido o percentual de desconto.
RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Conforme outro quadro apresentado
pela Comissão de Análise das Dívidas, que confere com o quadro apresentado em
maio de 2025, o desconto obtido na Recuperação Judicial foi grande, deixando um
saldo para ser quitado em 12 anos de aproximadamente R$ 19 milhões.
Desse valor, passados mais de
ano da RJ em curso, o clube já quitou 8,4 milhões, ou seja, reduziu pela metade
o valor da RJ e ainda terá mais de 10 anos para quitar o que deve...
Diante desses números, torna-se
ainda mais imperdoável a criação de mais de R$ 48 milhões no ano passado...
DIN-DIN ENTRANDO
Não fui até a Ressacada para ler
o contrato da venda da SAF do Avaí, mas conforme já colocado por aqui, haverá
dois aportes de R$ 2,5 milhões nos próximos dias, o que servirá para deixar o
caixa em ordem...
Se por um acaso a negociação não
prosperar, esses aportes totalizando R$ 5 milhões viram um empréstimo...
Se as coisas transcorrerem como
que a direção do clube, esse din-din será descontado do valor total da negociação...
MAIS DIN-DIN ENTRANDO
Escrevi na última terça-feira,
dia 23, que a dupla da capital, que anda mal das pernas e dos bolsos, tem tudo
para receber um reforço de caixa nos próximos dias, com um patrocínio que irá
até o fim de 2026.
Disse ainda que empresa da
cidade, que completa 50 aninhos este ano, e já andou patrocinando os clubes em
outrora, está disposta a colocar seu marketing nas camisas do Sul da Ilha e do
Canto...
A empresa é o Dimas, ligado aos
automóveis e construção civil, entre outras coisas...
Em época de vacas magras,
qualquer din-din é bem-vindo, e outra vez teremos patrocínio oriundo de uma
empresa da cidade...
BOM RESULTADO
Cuiabá x Londrina abriram a 15ª rodada
do Campeonato Brasileiro da Série B, jogando na Arena Pantanal, em Cuiabá, e ficaram
no empate, 2 a 2.
O time visitante chegou a fazer
2 a 0, mas os mandantes empataram na segunda etapa.
Bom resultado para o Avaí, que vencendo
domingo ultrapassa o Londrina, e dependendo do resultado de Botafogo x CRB,
pode até sair da zona de rebaixamento...
BOLA ROLANDO
Mais uma partida isolada na
noite de hoje, Novorizontino x Vila Nova, jogam em Novo Horizonte, ambas as
equipes bem colocadas na tabela de classificação.
O Tigre do Vale, como chama o
mandante, vem na 4ª colocação, com 24 pontos ganhos, enquanto que o Tigrão
goiano lidera a competição com 28 pontos ganhos.
Confronto de felinos, tem tudo
para ser um jogão!
BRASIL X JAPÃO
Depois de fazer 3 a 0 na Escócia
e ficar com a primeira colocação do Grupo C, a Seleção Brasileira conheceu seu adversário
na segunda fase da competição. Será o Japão, que ontem empatou com a Suécia, 1
a 1, e ficou com a segunda colocação no Grupo F.
Brasil x Japão jogam
segunda-feira, dia 29 de junho, às 14 horas, em Houston.
Saudações AvAiAnAs!










.jpg)





Bom dia
Fui informado de que a kactus, esteve no Paraná e acabou com o clube.
E que seu patrimônio não chega a 100 mil.
Ai como investeriam 400 mil no avai?
Isso procede ou é fake?
Carlos, a coisa ja nao ta boa faz tempo, mas com a SAF que eles vao arrumar, pode ter certeza, vai ser a pá de cal! A questão nao é ser pessimista e sim realista! Só o tolo se engana!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.