Bom dia, Azurras - nº 5.870
PROPOSTA ENGANOSA
Desde que a proposta feita pela compra
da SAF do Avaí, tenho colocado alguns comentários de que esse “milagre” de mais
de R$ 400 milhões não é bem assim, a começar pela dívida anunciada...
No material distribuído para a mídia
esportiva, o que está explícito são R$ 105 milhões, distribuídos em R$ 25
milhões por ano para o futebol profissional e estrutura do clube, totalizando
R$ 75 milhões, isso nos 3 primeiros anos, mais R$ 20 milhões para as categorias
de base, em 10 anos, ou seja, R$ 2 milhões por ano, mais R$ 5 milhões em 5 anos
para manutenção e melhorias na Ressacada e centro de treinamento, e outros R$ 5
milhões, em duas parcelas de R$ 2,5 milhões, que entram nos próximos dias, como
um “carinho no cofre do clube, mas considerado como investimentos, ou
empréstimos, se as coisas não progredirem...
Ou seja, R$ 105 milhões, espalhados em
muito tempo, sem que haja maiores explicações para se efetivamente chegar aos
tais R$ 400 milhões...
Há uma grande divergência entre o que
está sendo anunciado, que de investimento, quer de dívida, o que levanta sérias
suspeitas de que o “milagre” não é tão milagroso assim...
TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA
Em consulta que fiz com um avaiano
muito chegado nas leis e números do Avaí, e ele foi categórico em afirmar que o
desconto que mencionei em relação a Transação Tributária, se assinada nesse
período, alcança a ordem de R$ 95 milhões.
Levando-se em consideração que a TT
foi apontada pela Comissão de Análise das Dívidas como sendo de R$ 195.053.205,90,
percebe-se que haveria um deságio consistente, derrubando por terra a retórica
da diretoria executiva de que a dívida avaiana está em quase R$ 300 milhões...
Ou seja, apenas com o deságio da TT, a dívida total do Avaí cairia
para menos de R$ 200 milhões, e com um pequeno e importantíssimo detalhe: mais
de 10 anos e meio para liquidar a Recuperação Judicial, e outros 12 anos para
liquidar com a Transação Tributária.
ENCOLHIMENTO
Considerando que a dívida mostrada pela Comissão de Análise
das Dívidas foi de R$ 290.551.809,84, sem considerar o deságio da Transação
Tributária, e baseado na informação que recebi acima, posso afirmar que a
dívida cairia para R$ 195.551.809,84...
Considerando também que ao longo dos 10 anos, o clube tratou
de mostrar apenas e tão somente um investimento de R$ 105 milhões, ao que tudo
indica, somados o dinheiro que será investido com o total da dívida avaiana, o
clube estaria sendo vendido por R$ 300 milhões, em números arredondados...
Repito o que coloquei na nota anterior, com 10 e meio anos
para pagar a Recuperação Judicial e 12 anos para pagar a Transação
Tributária...
Nessas poucas observações, percebe-se que o investimento de mais
de R$ 400 milhões não confere com a realidade dos fatos...
RECEITAS
Pelo que se dessume da proposta de R$ 400 milhões, contestada
acima, além de não chegar ao valor proposto, há também um outro adendo que não
pode ser esquecido: em tempos de Campeonato Brasileiro da Série B, a
arrecadação do Avaí tem sido por volta de R$ 40 milhões anual, um pouco mais,
um pouco menos...
Dessa forma, como o clube pretende fechar o negócio por 10
anos, podemos afirmar categoricamente que o “investidor” terá outros R$ 400
milhões para gerir o futebol do Avaí, até porque as receitas seguirão acontecendo,
seguirão seu rumo...
Um ótimo negócio! Para o investidor...
TUDO SOB CONTROLE
Não é de hoje que tenho dito, ou
escrito nesse espaço, que a situação do Avaí é preocupante, ainda que tenhamos nos
últimos anos, feito a Recuperação Judicial, que equalizou boa parte das
dívidas, e ainda tenhamos para ser assinada a tão esperada Transação
Tributária.
Ou seja, na realidade, boa parte do
passivo está parcelada, organizada e sendo administrada mensalmente, faltando
pouco meses para o clube se livrar da falência. A outra parte, a Transação
Tributária, não está assinada, mas já com tratativas adiantadíssimas, ao ponto
de terem uma ideia da parcela mensal, R$ 561.930,22...
E como já salientei, com 12 anos para pagar...
Depois de todo esse tempo, parece que o “investidor” vai pintar
com jeito de herói...
RECUPERAÇÃO JUDICIAL ATUALIZADA
Ontem comentei sobre a Recuperação Judicial do Avaí, em
curso, faltando poucos meses para livrar o clube da falência, que ocorre depois
de dois anos de pagamentos ininterruptos da RJ.
Atualizando valores, quando da homologação pelo Juízo da RJ em
dezembro de 2024, o montante da dívida era de R$ 47 milhões, sendo concedido ao
clube, aproximadamente, R$ 19 milhões de deságio, com o valor inicial ficando
em R$ 28 milhões.
Da homologação até esse mês, R$ 8,4 milhões foram amortizados,
restando, como valor atualizado, R$ 22.765.000,00, para pagar em mais de 10
anos.
CONTRAMÃO
Por outro lado, conforme prevê a lei, ocorreu a habilitação
de novos créditos, aquele “pequeno” rombo de mais de R$ 48 milhões em 2025, e por
isso mesmo, conforme prevê a lei, ocorreu a habilitação de novos créditos.
A correria agora, nem é por dinheiro propriamente, mas apresentar
em data próxima a Certidão Negativa de Débitos (CND), sob pena de suspensão do
processo.
Por isso a pressa com a formalização da TT e respectiva
adimplência do cronograma.
O saudoso Miguel Livramento, nesse caso, diria, “ se isso aí
é gestão, minha mãe é uma bicicleta!”
EMPRÉSTIMOS
Há um valor nas dívidas avaianas, apontadas como “FINANCEIRO”,
conforme mostramos ontem, cujo valor são “simbólicos” R$ 24.290.313,00...
A origem desse montante vem de empréstimos tomados em 2025, e
logicamente, não honrados...
Em primeiro lugar, imaginei que algo nesse patamar precisasse
do aval do Conselho Deliberativo...
Em segundo, parece que pegaram o valor sem intenção de pagar...
Complicado!
SEM RETORNO
O que o torcedor avaiano precisa entender, que a partir da
hora que se efetive a venda da SAF do Avaí para a Kactus Capital, ligada a
família Alamouti (?), de Londres, é uma decisão sem volta...
Num dos seminários do Avaí sobre SAF, foi questionado para um
dos defensores da ideia de vender o futebol do Avaí, “e se não der certo, volta
para o clube associativo?”...
Não!
O Avaí Futebol Clube jamais voltará a ser um clube
associativo. A Kactus compra, faz os “investimentos” que tem que fazer, e vende
quando bem entende, até porque as “vozes” garantidas para a associação na mesa
do conselho da SAF não terão o poder de alterar o que quer que seja...
ESTRANHA REALIDADE
O que ninguém consegue responder até hoje, é o fato de que
uma gestão que “arrumou” as contas do clube nos dois primeiros anos de gestão,
tenha enfiado o pé na jaca nos dois últimos...
Se ninguém lembra o que indagou meu amigo Marcos da Trindade
na última quinta-feira, repito:
“Considerando que ao menos 1/3 da
atual dívida foi contraída na última gestão, considerando que os 2/3 levaram 100
anos, quais medidas são cabíveis contra quem executou e quem permitiu
que executasse tamanha façanha??…”
Há algo estranho no “Reino da
Ressacada”...
INSÔNIA AVAIANA
Na “Bom dia, Azurras” de ontem, fiz menção ao valor de R$ 48.443.290,
94, que surgiram “de repente, não mais que de repente”, diria Vinicius de Moraes,
que são dívidas oriundas de 2025, de atletas e de funcionários, que prestaram
serviço ao clube e não receberam.
Nesse valor, estão inclusos, além da nova dívida trabalhista,
também às dívidas da Câmara Nacional de Resolução de Conflitos (CNRD), dívidas
junto a atletas discutidas num ambiente de arbitragem, com efeitos de título
judicial.
Ou seja, “criaram” um telhado de vidro ainda maior para o
clube, que cedo ou tarde, irão gerar penhoras nas contas-correntes, visto
inexistir qualquer cronograma de amortizações pactuado.
Parabéns aos envolvidos!
UM BARRA CENTENÁRIO
Guardando-se as devidas proporções, ao focar apenas no “futebol”
do Avaí, sabe-se, o interesse estará nas categorias de base, fomentando o time
profissional, e mais que isso, tentando manter-se no Brasileiro da Série B.
Por óbvio, o interesse maior será sempre em revelar
jogadores, não no sucesso esportivo, que pode acontecer eventualmente, como
ocorreu nesses dois últimos anos do Barra, atualmente campeão Catarinense e 17º
colocado no Brasileiro da Série C...
Ou seja, é a melhor forma de ganhar
dinheiro no futebol apenas revelando jogadores para comercializar, sem necessidade
de ganhar títulos ou ter o sucesso esportivo, que a torcida tanto espera...
BOLA ROLANDO
Mais duas
partidas neste sábado dão sequência na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da
Série B, com uma delas interessando diretamente ao Leão da Ilha.
Pela manhã,
no Germano Krüger, em Ponta Grossa, às 11 horas, jogam Operário x América-MG,
com o Fantasma tentando entrar no cobiçado G-6, e o Coelho tentando se
divorciar da lanterna da competição.
À tarde, em
Criciúma, 16 horas, no Heriberto Hülse, é a vez de Criciúma x São Bernardo, com
o Tigre do Sul do Estado tentando de manter entre os seis primeiros, enquanto
que o Tigre do ABC busca a primeira colocação...
Independentemente
dos jogos da Copa do Mundo, é hora de torcer pelo Fantasma da minha bela e
querida amiga Alexandra Hoffmann...
LÍDER
TROPEÇOU
Jogando em Novo
Horizonte, o Vila Nova acabou tropeçando diante do Novorizontino, 2 a 1, e
agora, ainda que durma a sexta-feira na liderança, pode dormir sábado sem
ela...
O Tigrão
goiano segue líder, 28 pontos ganhos, mas dependerá do confronto de felinos, em
Criciúma, para seguir na primeira colocação.
Por sua
vez, o Tigre do Vale fez seu dever de cada e chegou aos 27 pontos ganhos, dormindo
na vice-liderança...
Saudações AvAiAnAs!












.jpg)





Parabéns pela prévia sindicação do “negócio” da Kactus Capital! Os entreguistas do Avaí Futebol Clube ficarão explícitos na próxima reunião do Conselho Deliberativo (CD) assim, como aqueles que permitiram a “entubada” de 42 milhões em 2025 no rombo autorizado pelo mesmo CD. De minha parte, restará manter a coerência de alguém que foi eleito para defender os interesses da Associação. Meu nome consta da ata em que fui veemente contra o rombo e, mais uma vez, constará da defesa do AFC e não de um grupo com interesses imediatos. A história registrará o nome de cada um e suas posições!
Certamente, daqui alguns anos veremos quem estava certo!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.