domingo, 1 de novembro de 2026

Bom dia, Azurras - nº 5.996

REBAIXADO

O Avaí perdeu ontem em Recife, 1 a 0 para o Náutico, no estádio dos Aflitos, deixando ainda mais aflita a imensa torcida avaiana, perplexa pela atuação do time, que ontem fez uma partida apenas protocolar, não com espírito de decisão como exigia a partida de ontem.

 

O jogo de ontem foi válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, ou seja, temos mais duas rodadas para o fim da competição, sem tempo hábil para qualquer tipo de recuperação.

 

Apesar da derrota, matematicamente o rebaixamento ainda não aconteceu, mas é só uma questão de tempo, que pode ser confirmado amanhã, após a partida Athletic x Ceará, onde um empate salva o time cearense, na medida em que a derrota avaiana já garantiu a permanência do time mineiro.

 

Tal qual o time do Avaí, que não jogou no primeiro tempo, fica difícil tecer qualquer comentário sobre a partida, mesmo com uma leve melhora na etapa complementar, mas sem condições de alterar o placar evitar o precoce rebaixamento do Leão da Ilha.

 

Acabou. O “time da raça” não existe mais. Voltamos no tempo, 28 anos...

 

PREVISÍVEL

A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B ainda não terminou, mas antes mesmo de seu fim, os números condenam o Avaí, mais uma rodada na zona de rebaixamento, agora definitivamente.

 

O Leão da Ilha seguirá na zona de rebaixamento, a 23ª vez em 36 rodadas. Agora, nem mesmo vencendo as duas rodadas que restam podem mudar o panorama do Avaí, até porque a missão do Ceará é conquistar um ponto em seis que disputará...

 

RESPEITO AO MARQUINHOS SANTOS

Se a derrota para o Náutico foi ruim, pior ainda foi conhecer a realidade do Avaí através entrevista do técnico Marquinhos Santos.

 

Dentro das quatro linhas, Marquinhos Santos foi craque, ídolo. Fora dele, tenho minhas aversões ao dirigente e ao técnico, por isso sempre uso o nome completo, Marcos Vicente dos Santos.

 

Todavia, ontem, numa mescla de técnico e dirigente, Marquinhos Santos foi lúcido e direto, não passando pano em quem quer que seja.

 

Meu respeito ao Marquinhos Santos, que mostrou ser muito mais avaiano que qualquer dirigente instalado no Sul da Ilha.

 

REBAIXAMENTO ANTECIPADO

Ao longo do atual Brasileiro da Série B, venho enfatizando as muitas decisões que o Avaí teria que enfrentar, e ontem era a derradeira, sem permitir tropeços.

 

Por isso mesmo, o Avaí não caiu ontem, nem cairá depois do jogo de São João Del-Rei.

 

Como colocado por Marquinhos Santos na entrevista, no Catarinense tínhamos um ataque com Josmar, Maurício Garcez, Talisson e Thayllon, mas aos poucos, dentro da própria competição doméstica, o Avaí foi perdendo seus melhores jogadores.

 

Pra piorar a situação, nenhuma contratação chegou para compensar os bons valores que saíram. Ao invés de reforçar, o Leão da Ilha foi enfraquecendo com o tempo, como colocou o técnico avaiano.

 

DESFALQUES

No mesmo sentido, o avaiano Andinho Pereira culpa a diretoria na medida em que se desfez do zagueiro Baldini, bem como dos atacantes Josmar e Thayllon.

 

Verdade seja dita, Josmar já saiu durante o Catarinense, mas perder um zagueiro como Baldini, e um atacante como Thayllon, foi a senha para assumir o rebaixamento do time antecipadamente.

 

Que zagueiro chegou ao clube melhor que Baldini? Guilherme Aquino? Nicolás Cabral? Allysson? João Maistro? Jefferson Maciel? Reynaldo? Pedrão?

 

Que atacante chegou ao clube melhor que Thayllon? Caio Suassuna? Filipinho? Rildo? Felipe Vizeu? Léo Chú? Gabriel Cipriano? Juan Rocha? Léo Gamalho? Isaías? Bilu? Avenatti?

 

Listei 18 jogadores contratados, que não foram capazes de superar o que os dois atletas oriundos da base avaiana apresentavam...

 

WO

A situação do Avaí é tão crítica, que na reapresentação de amanhã o técnico Marquinhos Santos verá com quantos jogadores poderá contar para os próximos dois jogos.

 

Segundo ele, o clube está correndo um sério risco de ver jogadores indo buscar guarida na “Dona Justa”, através de rescisão indireta pela falta de pagamento de salários.

 

Tudo isso, também colocado na entrevista após a derrota de ontem, em função de promessa de quitação de salários até sexta-feira passada e não cumprida.

 

Um gestor de futebol não pode cometer um erro tão crasso, prometer e não cumprir.

 

Lamentável!

 

DATA MARCADA NA HISTÓRIA

Quer queiram ou não, assim como faço questão de lembrar as conquistas avaianas, como por exemplo, 17 de agosto, 1 a 0 no time do Canto, data do título Catarinense de 1975, ou 30 de agosto, naquela goleada sobre o Vasco da Gama, 5 a 0, em São Januário, em 2014...

 

A data de ontem, 31 de outubro de 2026, lamentavelmente, quebra uma sequência de 28 anos, onde o Avaí Futebol Clube sempre esteve entre os 36 melhores times do país.

 

O Avaí do rebaixamento jogou com: Bruno Ferreira; João Vitor (Léo Gamalho), Jefferson Maciel, Guilherme Aquino e Douglas Teixeira; Zé Ricardo, Paulo Vitor (Kauã Gabriel), Wenderson (Hyan) e Jean Lucas; Daniel Penha (Gaspar) e Caio Suassuna (Wallison). Marquinhos Santos foi o técnico.

 

31 DE OUTUBRO FELIZ

No dia de ontem, antes da partida, fiz duas postagens de dois anos diferentes, 2009 e 2020, Brasileiro da Série A e Série B, respectivamente.

 

Há 17 anos, em 31 de outubro de 2009, pelo Brasileirão, o Avaí venceu ao Athletico-PR, 2 a 0, jogo realizado na Ressacada, com gols de Rogélio e William. Naquele jogo, o Leão da Ilha atuou com: Paes; Anderson, Rogélio e Emerson; Gustavo (Roberto), Luiz Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho (Uendel); William (Caio). O técnico foi Silas.

 

Há 6 anos, 31 de outubro de 2020, pelo Brasileiro da Série B, o Avaí venceu ao América-MG, 1 a 0, gol de Getúlio, jogo realizado na Ressacada. O Avaí jogou com: Lucas Frigeri; Felipe, Betão, Alan Costa e João Lucas; Leandrinho (Ralf), Jan Martin (Vinícius Jaú) e Pedro Castro; Rômulo, Getúlio (Jonathan) e Ronaldo (Zé Marcos). O técnico foi Geninho.

 

Ao fim do primeiro tempo de ontem, pedi aos amigos Ricardo Anésio e Marcos da Trindade para fazerem um paralelo entre os três times. Como disse Marquinhos Santos, enfraquecemos...

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo