segunda-feira, 1 de junho de 2020

DIA DE PESCARIA, by RC

Por volta dos quarenta anos vez ou outra saía a pescar. Meu amigo, Guilherme Silva, então morador do Cacupé, descobrira na Praia do Sonho, logo após o Morro dos Cavalos, um esquema para pescar na Ilha da Fortaleza.

A Ilha da Fortaleza fica próxima à Ponta dos Papagaios e, pagando-se, conseguia-se que pescadores nos conduzissem pela manhã até ela, com o compromisso de ir buscar-nos por volta de cinco da tarde, ou mais cedo, em caso de aproximar-se alguma tempestade. Ruínas de uma fortaleza seguem resistindo ao tempo naquela pequena ilha rochosa, viveiro de garoupas.

Pois o domingo amanhecera iluminado, céu de brigadeiro. Colocamos as linhas no carro, as iscas, uma valise com sanduíches, refrigerantes e tocamos para o sul. Na chegada, com facilidade encontramos um jovem pescador para conduzir-nos em sua baleeira. O rapaz inspirava confiança, sendo forte e jovem, contávamos que tivesse a intrepidez dos homens acostumados às labutas do mar, o que não se confirmou.

Colocadas nossas poucas tralhas na baleeira embarcamos e seguimos em direção à ilha, ao som do barulho seco e repetitivo do motor. Ainda a meio caminho, não sei até hoje por que cargas d`água, o motor apagou. Tudo bem, estamos flutuando, pensei. O pescador muniu-se daquela cordinha com a qual faz o motor dar partida e iniciou o trabalho. Puxava a cordinha, o motor virava, mas não pegava. Tudo bem, estamos flutuando, pensei de novo. Mas o barco balançava e percebi que movia-se à deriva, ao sabor da correnteza e respingos de água salgada nos atingiam.

O motor seguiu recusando-se a pegar, o barco fugia de sua rota necessária, e percebi que o pescador  cansava e começava a dar mostras inequívocas de preocupações. Ele deveria ser o último a mostrar nervosismo, não deixar que seus medos contaminassem os passageiros. Mas o que esperar de um jovem pescador de beira de praia? Que em caso de naufrágio fosse o último a abandonar o barco? Mas se nem o Schettino, comandante do Costa Concórdia honrou esse compromisso... Enfim, o motor pegou, para alívio de todos, o pescador redirecionou o barco e conseguimos chegar à ilha. 

Ao fim da tarde, conforme combinado, nosso jovem comandante aportou e, com umas doze garoupetas pescadas ingressamos a bordo da baleeira, iniciando nosso caminho de volta. Então meu amigo Guilherme saiu-se com esta: "Beto, vamos fazer assim, eu levo os peixes pra casa, lá a gente vai fazer um caldo, compramos umas cervejas e jantamos. Tu passas em casa e pegas a tua mulher." Combinado, eu disse.

Minha mulher exultou com a ideia. Arrumou-se, até reclamei com a sua demora, afinal não era um jantar em casa de estranhos, qualquer traje é válido, eu disse. Eu sei que não é bem assim, mas disse. Então saímos e lá chegando, enquanto as mulheres se cumprimentavam, percebi em meu amigo um riso meio esquivo, indefinido, de canto de boca. Ele disse: "Beto, não imaginas o que aconteceu, minha mulher alegou que está cansada e que acha um absurdo limpar peixe num domingo à noite. Concordei com ela. Também estou cansado, então fui à venda do Zé do Cacupé e pedi a ele que limpasse os peixes pra mim, ele riu da minha cara e sugeriu que eu levasse duas latas de feijoada em conserva, as últimas que ele tinha pra vender. Foi o que eu fiz. Já estão à mesa nos esperando, quentinhas, vamos sentar?"

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Texto originalmente publicado em 18/08/2015. charge é do nosso saudoso amigo Mausé e do próprio Roberto Costa.

2 Comentários:

Marcos Aurélio disse...

Ilha Nossa Senhora de Araçatuba, mas conhecida como Ilha de Araçatuba ou Ilha da Fortaleza, localiza-se no extremo sul da Ilha de Santa Catarina, no Município de Palhoça,SC. Brasil. Próximo as Praias de Naufragados e Ponta do Papagaio.

Roberto disse...

Valeu o esclarecimento, Marcos. Grato.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo