segunda-feira, 4 de abril de 2022

Bom dia, Azurras - nº 4.329

COISAS DO FUTEBOL

Estamos no quarto dia do quarto mês da nova gestão do Avaí Futebol Clube, cuja diretoria assumiu em primeiro de janeiro. Ninguém precisa ser expert em futebol para saber que as coisas dentro de campo não aconteceram, basta olhar os resultados...

 

Ocorre que, no imediatismo do futebol, a imensa Nação Avaiana queria resultados para ontem, e se possível, até anteontem, mas eles efetivamente acabaram gerando uma imensa frustração...

 

E nem se pode apontar para um motivo, até porque, pela mudança ocorrida, quer na parte diretiva, quer no “modus operandi”, as coisas foram mudando aos poucos, e estão mudando mesmo, ainda que existam muitas “amarras” da gestão passada, principalmente no aspecto econômico...

 

Porém, faltando uma semana para o início do Campeonato Brasileiro da Série A, o “Brasileirão”, e a possibilidade de contratação de meia dúzia de nomes, nenhum confirmado oficialmente pela diretoria, para que o ânimo do torcedor fosse alterado...

 

Esse futebol tem coisas pra lá de interessantes, difíceis de definir...





O ALVO

Não estou aqui fazendo juízo de valor, mas se um “culpado” apontado pela torcida avaiana, esse chama-se William Thomas, ainda que como os demais dirigentes, esteja na mesma toada, colocando em prática aquilo que julga correto, mesmo que esse tsunami de resultados desfavoráveis.

 

Porém, como coloquei acima, ainda que a diretoria não tenha confirmado nenhum outro nome para o elenco avaiano, os que surgiram estão agradando ao torcedor, que começa a ver com outros olhos...

 

A parte engraçada nisso tudo é que William Thomas vinha sendo execrado pela torcida, mas bastou a mudança de perfil dos jogadores que teoricamente serão contratados, e o interesse do Internacional em seu trabalho, que já mudou também o teor das críticas e o dirigente avaiano passou a ser “imprescindível” no Sul da Ilha...

 

Como em todas as áreas, apesar do início turbulento, aos poucos o trabalho de William Thomas e da própria direção começa a aparecer. Apesar da investida do Inter, acredito que ele permaneça na Ressacada.





MUITA CALMA NESSA HORA

Ainda que não tenha sido intenção do nosso querido Roberto Costa, o “RC”, não foi intenção dele julgar diretamente os dirigentes avaianos com o que vem acontecendo, ou parece acontecer, com alguns valores da base.

 

Quando RC questionou o tratamento dado pelo Avaí em termos de patrimônio de atletas em formação, que rotulou de “casa da Mãe Joana”, citando inclusive o caso daquele jogador da base que amanheceu no Grêmio anos atrás, para surpresa do coordenador Flávio Roberto, é que ele viu semelhanças com o que estaria acontecendo no caso de Falcão.

 

Verdade seja dita, e há que se manter a calma nessa hora, algumas coisas precisam ser esclarecidas, como por exemplo, o Avaí segue com os 60% dos direitos econômicos de Falcão, que está emprestado e foi vice-campeão gaúcho com o Ypiranga. Simples assim.





DESINFORMAÇÃO

Diga-se de passagem, conforme salientei aqui em outras oportunidades, e baseado no que consta do Balanço Patrimonial de 2020, o Avaí tem 60% dos direitos econômicos de Lucas de Oliveira Teodoro Falcão, e hoje as tratativas de negócio estão sendo feitas diretamente com o Avaí e o Ypiranga, de Erechim.

 

Não é verdade o que colocaram nas redes sociais, principalmente no twitter, de que o jogador pertence ao empresário Eduardo Uram, da Brazil Soccer, que tem no Tombense sua “chocadeira”...

 

Uram, é sim, empresário de Falcão nos últimos 3 anos, mas os negócios atuais com o Ypiranga estão sendo tratados diretamente com os clubes.

 

O prazo contratual, bem como o vínculo do atleta com o Avaí, oportunamente serão esclarecidos, mas bom que se diga, está tudo dentro da legalidade.





ESPECULAÇÕES

O Avaí entra em campo no próximo domingo, quando enfrenta o América-MG pela primeira rodada do Brasileirão, às 19 horas, na nossa bela Ressacada, que deverá receber um bom público.

 

Porém, antes disso, a semana promete ser de muitas apresentações, com os reforços que chegaram e estão chegando para o elenco. Pelo que foi comentado nas redes sociais, o rol está grande: Rodrigo Freitas, zagueiro; Kevin, lateral direito; Matheus Galdezani, volante; Jean Pyerre, meia; Vitinho, atacante; Guilherme Bissoli, atacante; e Dentinho, atacante pela esquerda.

 

Se essas contratações serão confirmadas, não sei, mas certamente mudaram o perfil dos contratados, e até por isso a mudança de comportamento da torcida, agora ficando mais otimista...






ABERTURA DA SÉRIE B

A Ressacada, juntamente com o estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, serão palco das duas partidas que abrem o Campeonato Brasileiro da Série B, Brusque x Guarani e Vasco da Gama x Vila Nova, respectivamente, na próxima sexta-feira, dia 8.

 

Ocorre que o campeão Catarinense foi punido naquele caso de racismo na Série B do ano passado, e vai cumprir um jogo longe de seu reduto. Inicialmente a partida seria no Estreito, mas em função de um evento de uma escola de samba, optaram pela Ressacada.

 

Tudo normal, exceto, como salientou o amigo Marcos da Trindade, a sexta tem previsão de chuva, e independente do que o Avaí venha a ganhar com esse “aluguel”, 48 horas depois da partida do Quadricolor, quem entre em campo pela Série A é o próprio Leão da Ilha...

 

Vamos torcer para São Pedro dar uma forcinha!





Saudações AvAiAnAs!

10 Comentários:

Marcelo r disse...

Espero sinceramente que agora os ventos mudem e a diretoria mostre frutos este trabalho, mas não irei me iludir com nomes, até ver o que realmente podem produzir. Mas pelo menos tem ações acontecendo...Estamos atrasados e não encontraremos tanto entrosamento entre os novos contratados obviamente de imediato, mas não podemos mais errar.
quero agora é ver para crer!

Fanático disse...

Na minha visão, o fato de ter mudado o perfil da contratação não mudou o fator "aposta".
Não estou empolgado com as informações, pelo contrário. Apenas torcendo muito que dê certo.
Marcio

Gustavo Beck disse...

A dúvida que fica é de quanto tempo os reforços vão precisar para ficarem aptos a jogar!

Fernando Avaiano 1979 disse...

André, bom dia, pelo menos saímos da inércia, obviamente é um avanço, mas estamos absolutamente atrasados. Bom que estamos andando, mas precisamos correr para compensar o atraso na montagem do elenco e comissão técnica.
A série A não perdoa amadorismo. Se o time não entrar encaixado sabendo o que fazer e com muita intensidade, toma sacola de time reserva.
Os jogadores que estão chegando são limitadíssimos, exceção ao Jean Pierre, mas mesmo esse não vinha jogando no time do Grêmio que inclusive caiu. Mas em terra de cego quem tem olho é rei, se estiver com a cabeça no lugar e considerando que não temos meias, vai ajudar muito.

Marcos disse...

A comparação com 2009.

Sempre comparamos coisas. A referencia é importante como base de análise. Mas ela não pode ser muito rasa.

O time da histórica campanha de 2009, em termos de nomes no elenco, era até bem pobre. A exceção era o 10, Marquinhos estava no auge da forma física e técnica (e reconhecido pelo próprio Parreira, então técnico do Fluminense, como o melhor meia atuando no Brasil naquele ano).

E comparando o plantel que o AVAI está formando para a série A, não estamos atras, pelo contrário (a exceção do 10).

Ha duas grandes diferenças entretanto:

1. O elenco de 2009 tinha um ENTROSAMENTO prévio fantástico, vindo já de 2008. Isso fez uma diferença enorme.

2. Os clubes adversários, ainda que orçamentariamente muito a frente, não tinham esse disparate financeiro, tampouco o amigo VAR. E hoje, encontram-se financeira, técnica, tática e DINAMICAMENTE muito a frente de nós, que mal conseguimos um jogo treino para dar alguma dinâmica aos trabalhos realizados nas três semanas que se passaram. Sem contar que todas as novas contratações ainda vao levar um tempo para encaixar.

Portanto, para mim, a diferença hoje está no entrosamento e na dinâmica de jogo.

Lembrem que em 2009, ainda assim, só fomos encaixar na OITAVA rodada, lá em Goiás, após o treinador mudar a forma do time jogar.

Portanto, estamos mergulhando num misto de temor e expectativa, sem saber o que vai dar.

Se vai dar errado como deu em 2011, 2015, 2017 e 2019, ou vamos ao menos nos sustentar como em 2010 que tinha um elenco bem limitado por sinal.

Pelo histórico aí de cima e pelo que apresentou no primeiro trimestre a sensação é ruim.

Mas o que fazer?

Ir pra Ressacada! o AVAI caiu muitas vezes, mas temos que ESTAR LÁ, não importa o que virá, NAS 19 PARTIDAS EM CASA, temos que estar lá!

Não podemos desistir.

É a minha parte. É a nossa parte nessa história.

Arão José lagoa da Conceição disse...

Tem notícia que Willian Thomas vai pro inter, e verdade?

Fernando Avaiano 1979 disse...

Marcos, que a torcida tem que estar lá e apoiar isso não se discute, seja em qualquer série!
Agora fazer paralelo com 2009 acho que é demais. Tínhamos Presidente com visão empresarial, tínhamos Diretor de Futebol em cima, que "incomodava" no bom sentido, provocava mudanças quando necessário, e que montou um plantel com opções. Tínhamos a LA Sports em seu auge. Tínhamos um técnico que foi seleção brasileira, jogou no exterior, teve longevidade, soube ouvir e mudar esquema, além do que você citou M10 em plena forma.
O encaixe vem com o tempo, e não podemos cobrar da nova Diretoria que contrate Gabigol , Hulk, etc, mas da mesma forma que entregaram menos na chegada com atrasos nas definições e contratações, agora eles têm que trabalhar mais e melhor que os outros clubes.
Quantas opções temos hoje no meio? Qual a nossa zaga titular? Me fala um nome de centroavante matador no nosso plantel?
Me dá uma razão para não terem feito um amistoso? Estão esperando ganhar encaixe em treino?
Eu tenho convicção que temos um time que não sairá da 20a posição, infelizmente. Ser otimista e torcer eu sempre serei e farei, mas não posso deixar de pensar e analisar futebol...

Fanático disse...

Penso ser mais justo comparar com 2019..

Fernando Avaiano disse...

Penso que o Avaí deve jogar na Série A com 3 zagueiros e 2 alas. Meu time para inicio seria Douglas, Kevin, Bressan, Raniele, Rodrigo Freitas, Cortez, Bruno Silva, Galdezani, Jean Pierre, Willian Potker, Muriqui, Gilherme Bissoli. Tem que colocar de saída mesmo que não tenha todo o conjunto, seria um time pra brigar pra ficar.

Fernando Avaiano 1979 disse...

Fernando, seu time tem 12 jogadores, infelizmente acho que nem assim seríamos melhores...
Kevin acho que é pior que o Matheus Ribeiro (duas ruindades, difícil escolher um). Galdezani é mais volante, Potker e Jean Pierre são oficiais?
Se o Leite ainda estiver na Ressacada tem espaço em qualquer time que se monte

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo